segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Leituras

Com a ruptura abrupta do meu outro espaço, relancei-me na leitura. Por vezes a azáfama do dia-a-dia não permite o relaxamento necessário para um encontro calmo com o livro. Opto, nessas circunstâncias, por uma leitura mais ligth. Foi o que fiz na semana passada. Cansada, triste, desanimada, numa incursão rápida ao CCB comprei, na Bertrand, Beijos de chocolate, de Alice Vaara, jornalista alemã. Detestei! Uma estória que nada me diz, de uma realidade que não é a minha, acompanhada por uma autêntica ausência de beleza literária. Mas quem sou eu para fazer juízos ou críticas sobre escritas alheias? Ninguém… (tristes 15€ gastos).
Mais descontraída, este fim-de-semana, iniciei o Cemitério de Pianos de José Luís Peixoto. Li, sofregamente, uma boa parte do livro. Lamentei que o meu corpo tivesse necessidades básicas, de saneamento, alimento e descanso. Adormeci naquela pintura escrita e sonhei poemas.


A luz da manhã não sente os vidros limpos da janela no momento em que os atravessa, pousando depois nas notas de piano que saem da telefonia e flutuam por todo o ar da cozinha. A luz da manhã, pousada nas notas de piano, detém-se, pontilhada, nos reflexos dos azulejos brancos da parede, nos cantos da mesa revestidos por fórmica, nas gotas de água que se suspendem no rebordo das panelas lavadas e viradas sobre o lava-loiças.

(José Luís Peixoto - Cemitério de Pianos - Bertrand Editora)

9 comentários:

Anónimo disse...

Olá CC ;) Bem vinda ás lides. Também sou de "várias Leituras", é conforme a disposição mas nunca me aconteceu ter arrependido de comprar um livro.
Boa semanita :)

CaCo disse...

Obrigada Aflores, pela visita, pela tua simpatia e lealdade ;)
Boa semana para ti também.

LoiS disse...

Tenho muitos livros começados. Muita distracção tenho tido na minha vida.

É a porra das leituras obrigatórias profissionais, dos jornais e revistas que diáriamente necessito de ler, são as distracções da net e da Tv ( que cada x menos vejo e com tudo qt é canal desbloqueado lá por casa ).

Não sei se me desculpei bem, mas de facto agora tento ler e acabar um livro " A regra de Quatro ".

Espero que seja desta !!!!!

Bjs Caco

Maríita disse...

Estou a ler "O tempo dos amores perfeitos" do Tiago Rebelo. Estou a gostar, adoro ler ;)!

Beijinhos

Anónimo disse...

Para quem gosta de leituras e aventuras em terra e no mar, entre Moçambique, Angola e Portugal, informação e contra-informação, história, linguagem nua e crua, ora lírica ora cómica, «suspense» na ténue linha entre a vida e a morte, tudo baseado na vida real, fica a sugestão:
«A caminho do horizonte» de Miguel Lemos (Gradiva.

Paula disse...

Eu estou a acabar Ines da minha alma! Mas quero ler um livro do José Luís Peixoto a seguir! É uma lacuna que tenho... não conheço nada dele e tenho boas referências do senhor!

Lois, se conseguires acabar A Regra de Quatro depois dá-me a tua opinião! É dos pouquíssimos livros que não consegui acabar...

Caco, apetece-me chamar-te Carmencita... posso? Deve ser o facto do meu cérebro pensar mais em espanhol que em português que me fez desde o primeiro momento que vi este blog associar-te a este nome!

CaCo disse...

Lois: A regra de quatro ainda não li e palpita-me que também levaria algum tempo a lê-lo. A minha distracção conduzir-me-ia a sucessivas repetições de leituras para não me perder. Só não me aconteceu isso no código da vince porque li tudo de seguida (para que conste, dormi e comi nos intervalos).

Maríita: Só li o para ti, uma vida nova. Se calhar está na altura de ler outro dele.

Nuno: É um prazer ter-te aqui. Vou investigar a tua sugestão.

Paulinha: Chama o que quiseres. Afinal não és a primeira a baptizar-me… ;) Bem-vinda.

Unknown disse...

Oi, CaCo! Custava-me a acreditar ter perdido o outro espaço teu. Cheguei mesmo a pensar que só uma grande tragédia o podia ter erradicado da blogosfera! Que grande alegria me deste! Distraída como eu sou, nunca vos ia relacionar.

Felicidades para esta nova casa!

Sin disse...

Eu por acaso gostei bastante do livro. E uma leitura leve e descontraida, boa para as ferias. Gostos sao gostos, e ainda bem que nao gostamos todos do mesmo.