segunda-feira, 5 de março de 2007

O baú da memória [2] - (Des)Ilusões

São as pessoas que amamos que mais facilidade têm em desiludir-nos. É às pessoas que amamos que, com maior facilidade, desiludimos.

Só nos desilude quem nos cria ilusões. Só desiludimos a quem criamos ilusões.

Se a ilusão é uma coisa que não existe, porque nos desiludimos?

E a propósito de tudo isto e do post anterior, fui ao baú da memória buscar um livro que marcou a minha adolescência. Um livro sobre a capacidade que um homem tem em acreditar, em ter fé, que pode fazer o que quiser e ser o que quiser. Ilusões, de Richard Bach.

Citações:
"Todas as pessoas, todos os acontecimentos da tua vida estão lá porque tu os levaste para lá. O que decidires fazer com eles depende unicamente de ti." – Richard Bach

16 comentários:

Capitão-Mor disse...

Não acrescentaria uma vírgula a este texto. Mas o pior de tudo é que normalmente essas pessoas que mais amamos e acabamos por desiludir, raramente nos perdoam...

Paula disse...

Já cheguei exactamente a essa mesma conclusão! Ao contrário do capitão, eu acho que essas pessoas nos perdoam, mas, infelizmente, a relação não volta nunca mais ao que era!!

LoiS disse...

Acrescenta às ilusões as expectativas.

Quem nos desilude é sempre aquele que nos cria expectativas, se tal não fosse, como nos desiludiriamos?

APC disse...

Hoje custa-me a ler-te.
Mas isso, porque o sinto.
É esta a minha forma de elogiar.
Não sei outra hoje, mas essa é uma.
E obrigada pela tua simpatia.
Deixo-te a minha, e quero-te bem!
Inté, Tai! :-)

Anónimo disse...

Ás vezes a vida é mesmo isso...uma grande ilusão, mais parecendo uma fantástica "manobra" de ilusionismo. Nem tudo o que parece é...compete a nós decidir.

Bolinha disse...

Qual desilusão qual carapuça?
Acho que temos de ir as duas ao choco.

Bolinha disse...

Já me esquecia no fim de semana encontrei 100Aerios e fui as compras gastei-os.....
tava a brincar quando nos encontramos ? tenho os ingressos bêjo

CaCo disse...

Capitão e Paulinha: A vida às vezes tem surpresas agradáveis para nos oferecer.

Lois: Julgo que tens razão, mas não andam as ilusões e as expectativas de mãos dadas?

Aflores: Há espectáculos giros de ilusionismo… LOL… É verdade o que dizes: Passamos a vida em manobras de ilusionismo, a maior parte das vezes por uma questão social, senão isto era a república das bananas…

Bolinha: O choco não estava mau, mas olha, o único choco que me apetece agora é aquele que vem acompanhado por uma almofadinha e não com batatas fritas. AhAhAh. Quanto aos aérios custaram bué a ganhar, LOL. Thanks. Eu depois vou ter contigo. Bj.

Apc: Bem-vinda. É bom ter-te aqui. (apaguei o último comment ;))

TONY, Duque do Mucifal disse...

tens razão. Hoje em dia não éfácil criarmos ilusoes. Vivemos numa sociedade cinzenta onde as aparencias iludem as pessoas. Mas iludem de uma forma superficial. Quando amamos alguem e esse alguem nos desilude é uma dor tremenda na alma. Eu tenho a não perdoar, porque para mim AMAR é o sentimento mais NOBRE no SER HUMANO.

CaCo disse...

Oh Tony... Amar também é perdoar, caramba! Estou enganada? (obviamente que há coisas imperdoáveis, mas essas, provavelmente, estão fora desta discussão)

Capitão-Mor disse...

Já estreeou a nova mega-produção luso-brasileira:"Férias em Natal". Uma blogsérie com um elenco de luxo, muitas aventuras e excelente banda sonora. A TVI que se cuide!

Mary disse...

Não acredito em palavras de amor ou juras. deixei de ter ilusões sobre isso. nada é eterno.

CaCo disse...

Que nada é eterno é absolutamente verdade (o amor é eterno enquanto dura), mas palavras de amor e juras? Oh Mary, que falta de romantismo...

Anónimo disse...

Eu acho que nós criamos as nossas próprias ilusões e depois criamos também as nossas próprias desilusões. São as nossas tentativas (porque não creio que passem disso) de interpretação do outro que nos enganam em todos os sentidos, provocando-nos essa sensação ou efeito de ilusão/desilusão.

CaCo disse...

Nuno: Ai se a PC sabe que tu vais nú para o ar... ;)))
Acho que tens toda a razão. Nós é que criamos as ilusões e as desilusões. Depois, por uma questão, absolutamente necessária, de auto-defesa, atiramos a culpa ao outro.
(Mas olha, não te iludas... amanhã é mesmo mais um! LOL)

Anónimo disse...

Há muita coisa inconsciente em nós e tanta outra totalmente incompreensível à luz da razão...! Se a ilusão não existe como nos iludimos?
Beijo, Lu