segunda-feira, 12 de março de 2007

Passeio matinal

foto de PR


O sol quente da manhã convida-me a prolongar o passeio matinal para além do habitual. Há mais pessoas na rua. Talvez por ser fim-de-semana. Talvez por estar bom tempo. Talvez por se aproximar o Verão e as gordurinhas acumuladas nos últimos meses incomodarem, hoje mais que ontem, ao sobressaírem na camisola fina, vestida tendo em conta o dia ameno.
Os velhinhos são os mesmos. Sorrio-lhes. Retribuem com um “Bom dia, menina.”
Continuo a marcha com um desinteresse, aparente, ao movimento.

Observo o mar. Sempre lá, longe dos transeuntes, indiferente às mudanças sucessivas da paisagem nos últimos tempos. Descubro os surfistas. Pontos negros harmoniosamente envolvidos na espuma branca do mar. Será que a água está fria? Sou tentada a descer à praia. Verifico que uma qualquer maré viva levou consigo a escada de acesso. Fico presa no paredão. Não me apetece aventurar-me pelos enormes pedregulhos. Sento-me. Fecho os olhos. Inspiro o ar fresco. Sou invadida por uma enorme sensação de bem-estar.

Apetece-me, de repente, um café. Está na altura de regressar.



Citações:
(…)
olhar o céu e ver mais que azulado
esse ar que ainda respiro, esse ar imundo
por quantos que me ignoram respirado;

porque não espero, espero contentado.

(Jorge de Sena)

16 comentários:

Anónimo disse...

Estou contente!
Afinal o "estimador" tem nome e acima de tudo não está morto.Morte aparente, foi o que foi...
Bj

CaCo disse...

ahahah
As aparências iludem...
Beijos.

Capitão-Mor disse...

Isto fez-me recordar uns passeios que gostava de fazer junto à Praia Grande...
Boa semana para ti!

Paula disse...

Vives perto do mar, certo? Sortuda! ;)

CaCo disse...

Capitão: Praia Grande, no Banzão? Colares? Conheço bem... Muitas férias, muitas férias...
Boa semana também para ti.

Paula: Sim... muito mar, mesmo! Bj.

Anónimo disse...

Nem dei pelo peso das «gordurinhas acumuladas» depois de tanta leveza de espírito e de frescura na escrita com o sol da manhã, a brisa marinha e o cheiro a café. Esse passeio é também uma boa ginástica para os sentidos. Boa semana

Maríita disse...

É tão bom contemplar o mar e absorver tudo o que ele nos tem para dar...a energia na tempestade e a placidez na tranquilidade...

Bons passeios

Alda Serras disse...

Não sou grande apreciadora do mar, mas gosto de passeios e de sol e de café e de palavras bonitas.

Ana disse...

Hoje também me apetecia andar... sem destino! Apenas para sentir a brisa na cara, os cabelos que esvoaçam como se quisessem dançar. E sentir os raios de sol que me aquecem a pele. Parar e sentar. Olhar o mar e perder-me no seu infinito. Porque há dias em que temos de nos perder para nos voltarmos a encontrar, de novo.

Gostei muito do teu espacinho! São estas nossas palavras que fazem oarte de nós que escrevemos e de quem nos lê! São, sem dúvida, "pedaços de mim"! E estás "linkada" também! :)

Beijinhos

Anónimo disse...

Afinal quando é k nos dás o prazer de escreveres sobre o "estimador"?

É isso que é realmente importante.

O infeliz entrou em coma outra vez.

Lamentávelmente

CaCo disse...

Não, não entrou em coma... Está só moribundo. E não me agonizes também com a pressão... please...

Anónimo disse...

Desculpa a tolerância passou a 0

TONY, Duque do Mucifal disse...

também aproveitei o bom tempo para passear junto á costa. E também tive a oportunidade de contemplar as ondas e o mar. E os pontos negros e as gorduras acumuladas de alguns portugueses.
Passiei pela Ericeira e parei no paredão da praia a olhar pro mar e a desejar que a semana que ia começar no dia a seguir se passasse rápido.

Capitão-Mor disse...

Amanhã não podes perder o segundo episódio das Férias em Natal! Combinado?

Bolinha disse...

Então não passamos do passeio matinal?
Almoçamos domingo?

Anónimo disse...

E que bem que sabem os passeios à beira-mar. E então com este sol...venham eles! ;)